Carlos Veloso Castro
Psicanalista Lacaniano

Analista
Na psicanálise, o analista não é aquele que "sabe" ou "aconselha", mas aquele que se coloca a serviço do desejo do analisante. Sua função não é oferecer respostas prontas, mas abrir um espaço onde o sujeito possa confrontar suas questões mais íntimas, encontrando seu próprio caminho de transformação.
​
O analista é, na medida do possível, um intérprete do inconsciente. Ele opera com base no discurso do analisante, escutando além das palavras e buscando as fissuras, os lapsos e os equívocos que revelam o que está recalcado. Sua neutralidade e posição ética permitem que o inconsciente do analisante se manifeste, possibilitando ao sujeito acessar, em analise, aquilo que está para além do que ele imagina sobre si mesmo.
​
O espaço psicanalítico não é sobre adaptar o sujeito às normas sociais, mas sobre permitir que ele acesse sua verdade mais íntima, ressignificando sua relação com o desejo e encontrando uma nova maneira de se colocar no mundo.
Olá, sou o Carlos Veloso Castro,
​
Sou psicanalista e atuo como adjunto em Maiêutica Florianópolis Instituição de Psicanálise, onde também iniciei a minha formação, mesmo que está seja em caráter permanente.
​
Integrante do Movimento Porta Aberta, projeto que a mais de 40 anos oferece escuta a população da Grande Florianópolis.
​
Atualmente destino minhas pesquisas a pensar sobre a adolescência, a experiência que temos com o tempo presente e os sintomas na contemporaneidade.
​
Atendo presencialmente no Centro de Florianópolis e on-line.
​
Caso queiras conversar mais, podes me encontrar em:


Também podes me encontrar no Instagram pelo @carlos.veloso.castro
Ali compartilho algumas reflexões. E também aqui no blog Eoisso.
​
Abraços.


